Você conhece um cabelo envelhecido?

envelhecido

Engana-se quem pensa que o cabelo envelhecido é aquele que está branco.
O processo de envelhecimento do cabelo começa já partir dos 20 anos!
Os cabelos começam a sofrer alteração em toda a estrutura do fio, ficando menos densos e espessos e gradualmente escassos e brancos.
O envelhecimento ocorre por fatores hormonais, bioquímicos e também por motivos externos como: não se alimentar corretamente, fumar, beber e fazer constantes processos químicos.

Características do cabelo envelhecido:

1 – Cabelo ralo ou com falhas

 

cabelo ralo

Cabelos Ralos e com Falhas

Se você já está no período da menopausa, os fatores hormonais e genéticos podem provocar falhas de cabelo no topo da cabeça. Nesses casos, o médico dermatologista indicará produtos para amenizar o problema. Mas a tecnologia desenvolveu cosméticos que também ajudam a melhorar o problema no dia a dia.

2 –  Cabelo Fino

 

Cabelos Finos

Cabelos Finos

O cabelo fica com menos volume, mais fininhos e quebradiços. Para amenizar esse efeito, lance mão de produtos que aumentam o diâmetro do fio e proporcionam volume.

3- Cabelo mais seco e com pouco brilho

 

cabelo seco envelhecido

Cabelo Seco

O cabelo seco tem menos elasticidade, porque não recebe a lubrificação necessária. Invista em tratamentos com produtos que promovem hidratação.
Opacidade é uma das consequências do cabelo seco, justamente pela diminuição da lubrificação natural. Hidrate seus cabelos com mais frequência e também use finalizadores que contenham silicone na formulação.

Cuidados gerais:

Alimentação:  procure manter uma dieta alimentar balanceada para garantir que seus cabelos recebam a nutrição ideal (veja aqui a matéria sobre Nutrientes Indispensáveis para ter um cabelo saudável).  Ferro, zinco, cobre e vitamina B6 são alguns exemplos de nutrientes essenciais para a saúde dos fios.
Suplementos orais:  Converse com seu dermatologista para saber se há necessidade de iniciar uma suplementação específica para os cabelos. Lembre-se que o excesso sempre faz mal.
No dia a dia: lave os cabelos em dias alternados, prefira a temperatura da água mais fria, hidrate os fios regularmente e não abuse dos processos químicos.
Faça massagem no couro cabeludo para ativar a circulação e, assim, melhorar a oferta de nutrientes para os cabelos. 

 

Até a próxima!!

Leave a reply

required